Quanto custa um influenciador digital? Ou quanto vale? Qual a pergunta que você deveria fazer a si mesmo ao adotar essa estratégia de marketing?

Tem um tempo que o marketing de influência tornou-se uma das mais recorrentes ferramentas para marcas de todos os portes dialogarem com seus públicos. Recorrente, sim. Mas é eficiente?

Ser influenciador digital já foi sinônimo de blogueiro, quando a expressão “influenciador digital” sequer existia. Atualmente, pode significar muitas coisas, entre elas:

  • ser um youtuber com um número de milhares de visualizações, ao menos;
  • ter perfil em alguma outra rede social (Instagram, TikTok, Twitter, Twitch etc.) que conte com um número razoável (também alguns milhares) de seguidores;
  • ser uma celebridade, subcelebridade ou personalidade de algum outro segmento — entretenimento, cultura e esportes, principalmente — que transporta ou tenta transportar a reputação de outras áreas para o ecossistema digital;
  • ser uma autoridade em algum assunto específico ou nicho de mercado.

Embora as opções não se resumam a essa lista, muitas vezes são esses os motivos que fazem com que 9 milhões de brasileiros identifiquem-se como “influenciadores digitais” ou “figuras públicas” no Instagram, por exemplo. E, por consequência, que coloquem preço para que possam divulgar publicações pagas para eventuais patrocinadores. Então vem a pergunta, geralmente por parte desse eventual anunciante: quanto custa um influenciador digital?

Há quem cobre R$ 50,00 por post e quem cobre R$ 2 milhões. Existe também quem cobre R$ 50 mil, mas não deveria cobrar nem R$ 5 mil! E o mercado anunciante como um todo tem uma noção muito superficial — isso quando tem alguma noção — se tais valores são ou não justos; se são ou não viáveis; se são ou não justificáveis.

O preço que cada influenciador ou personalidade digital cobra do mercado é importante, sem dúvida. No entanto, essa não é a pergunta MAIS importante. O que empresas e marcas corporativas têm deixado de se perguntar antes de contratar uma publicação em perfis de terceiros é: quanto vale um influenciador digital?

Fazem isso amparados por uma matemática (quase) intuitiva, que faz com que orçamentos sejam aprovados apenas com base no volume de seguidores que tal ou qual influenciador tem nesta ou naquela rede social. E, não raro, a única outra informação disponível para a tomada de decisão são orçamentos de outros influenciadores, como medida de comparação.

Volume de seguidores e uma coletânea comparativa de outros orçamentos. MAS. CADÊ. O. RETORNO. DE. VALOR. DE. MARCA?

Para ficar mais claro, e tentar esclarecer que a resposta principal não está no preço e, sim, no valor que cada influenciador pode devolver às marcas, fizemos um exercício com a cantora e compositora Ludmilla.

Reprodução: instagram.com/ludmilla

Nosso diagnóstico identificou que a marca digital de Ludmilla vale R$ 405,8 milhões, juntando tudo que ela mobiliza em suas próprias mídias sociais, em notícias publicadas em portais online, em buscas na internet e em visitas a seu site oficial.

Esse valor — gigantesco, é verdade — nos ajuda a identificar quanto a cantora consegue gerar em cada publicação contratada por um patrocinador. Um post pago no feed do Instagram da artista, por exemplo, gera um valor médio de R$ 243,6 mil. Esse montante é o valor médio de retorno de marca que uma empresa pode ter ao contratar a cantora para uma publicação paga na mídia social. Esse é só o valor médio: dependendo de variáveis como o tipo de conteúdo e dia e horário de publicação, Ludmilla pode gerar até R$ 1,23 milhão de retorno para seus patrocinadores.

O estudo foi feito de forma independente (sem qualquer relação contratual com Ludmilla) pela BentView, a partir de uma decisão de nossos fundadores depois de a cantora afirmar que perdeu patrocínios ao assumir seu relacionamento com Brunna Gonçalves, em entrevista ao programa Altas Horas, da TV Globo. Fizemos a avaliação para demonstrar que a decisão de eventuais patrocinadores pode ter sido pautada mais pelo preconceito do que pelo retorno efetivo da artista como ativo de marketing.

O estudo foi publicado por alguns veículos de mídia: aqui, aqui e aqui.

A pedido de grandes empresas, marcas e influenciadores digitais, fazemos estudos e mapeamentos na BenTView para entender quanto é razoável pagar para determinado influenciador ou personalidade digital (o preço que todo o mundo corporativo quer saber), e qual a expectativa de retorno de cada influenciador, conforme uma série de critérios.

Calculamos também patrimônios e valores de empresas, marcas pessoais, de eventos culturais e esportivos e de lançamento de novos produtos.

Quer saber mais? Fale com a gente, a partir do formulário abaixo.

 

Deixe um comentário